Tecnologia aproxima famílias durante a quarentena


Qualquer pessoa, principalmente os idosos, podem se beneficiar dos assistentes de voz ou monitor interativo, principalmente em tempos de isolamento social.
Em tempos de quarentena, as famílias se vêem obrigadas a manterem-se afastadas, com o objetivo de proteger os membros mais velhos e vulneráveis, fazendo com que estas pessoas tão amadas tenham que lidar com a solidão temporária.
Para aqueles que ainda não estavam acostumados com a tecnologia para se socializar, esse isolamento pode ser ainda mais dramático. Portanto, talvez seja o momento apropriado para investir num assistente de voz.
Muitos de nós já presenciou um idoso com alguma dificuldade para interagir com seu celular, portanto para oferecer este conforto extra à eles, precisaremos ajudá-lo remotamente a configurar seu assistente.
Os modelos mais conhecidos são do Google e da Amazon, mas existem outros no mercado.
Estes equipamentos respondem a comandos de voz simples e diretos, que podem ser um benefício real para qualquer pessoa com problemas de mobilidade, perda de visão ou destreza reduzida. Com o comando de voz, você é capaz de definir cronômetros e alarmes, tocar música, ler as notícias, fazer pesquisas, ouvir receitas e muito mais.
Estes assistentes pessoais também funcionam como viva voz para conversar com familiares e amigos, facilitando a conexão entre as famílias de forma interativa. Caso opte por equipamentos com câmera embutida, a conversa pode ser por videochamada.
Quando devidamente configurado, o equipamento ainda pode substituir os controles remotos dos eletroeletrônicos, facilitando a interface com a TV, para mudança de canal ou alteração de volume, ou ainda controlando a temperatura do ar condicionado.
Com custo muito acessível, ainda é possível sofisticar o sistema investindo em lâmpadas e tomadas inteligentes. Com essa combinação, a um comando simples como “apagar luzes”, o usuário poderá controlar a iluminação por voz, ficando com as mãos livres para se apoiar ou se dedicar a outra atividade.
Outro recurso interessante são os lembretes. Você pode programar seu assistente de voz para o horário da medicação, para lembretes de aniversário, compromissos, entre outros.
Independente da idade do usuário, estes dispositivos são ótimas diversões. Além da utilidade já descrita, eles ainda podem contar piadas, interagir com jogos, questionários e aventuras virtuais. Vários jogos já estão disponíveis para interação via voz.
Outra possibilidade para pessoas com baixa visibilidade são os audiolivros que também podem ser ouvidos através dessas caixas de som.
Perceba que todas as facilidades citadas podem ser implementadas sem muita complexidade, bastando acompanhar os tutoriais disponíveis na internet. 
Mas, se a casa já tiver algum sistema de automação ou você tenha interesse em adquirir outras facilidades, poderá controlar toda a sua residência através dos comandos de voz, acionando cortinas elétricas, irrigação, controles de iluminação, sistemas de segurança ou qualquer outro equipamento que esteja integrado ao sistema.

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de presente para o idoso

Mercado imobiliário deve apostar em tecnologia e inovação para incluir pessoas com deficiência

A importância da tecnologia no cuidado com os idosos