Atualização do conceito "aging-in-place": uma lista de verificação para lares de idosos

Fonte: Forbes Health

>> Muitas pessoas esperam permanecer em suas casas à medida que envelhecem, em vez de irem morar com um parente ou em uma comunidade de vida assistida. Na verdade, uma pesquisa de 2021 conduzida pela AARP descobriu que 75% das pessoas com pelo menos 50 anos desejam viver em suas casas o maior tempo possível.

“No entanto, as necessidades e desejos da população idosa muitas vezes não correspondem à realidade dos nossos lares idosos”, diz Eve Hill, especialista certificada em envelhecimento no local e cofundadora da empresa de consultoria Customized Aging, com sede na Califórnia.

Mas alguns projetos importantes de remodelação podem tornar uma casa segura e habitável a longo prazo. “Você pode aproveitar o design para prolongar sua independência”, diz Hill. Aqui está o que você precisa saber.

O que é a remodelação do envelhecimento no local?

A remodelação do envelhecimento no local envolve a adaptação de uma casa para que seja segura e administrável para uma pessoa viver, independentemente de suas limitações físicas, explica Hill. Algumas modificações, como a instalação de barras de apoio no banheiro, são simples, enquanto outros projetos de remodelação exigem tempo, planejamento e investimento.

Uma abordagem é considerar o “design universal” – criar um ambiente de vida que possa ser usado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou capacidade, explica Hill. Exemplos de design universal incluem portas alargadas, rampas para cadeiras de rodas e aparelhos como torneiras sem toque, luzes com sensores de movimento e armários que podem ser abertos com um toque do dedo do pé, diz Hill.

Envelhecimento comum em reformas locais

De acordo com a National Homebuilders Association, as atualizações residenciais  mais comuns incluem barras de apoio, chuveiros sem curvas e vasos sanitários elevados. Saiba mais sobre esses projetos, junto com alguns outros, abaixo.

Barras de apoio

Barras de apoio estrategicamente posicionadas podem evitar quedas e facilitar a navegação no espaço. As barras de apoio são normalmente fixadas nas paredes do banheiro, da cozinha e dos corredores.

Chuveiros e banheiras walk-in

Os chuveiros walk-in fornecem entrada de chuveiro aberta e sem barreiras, e as banheiras walk-in são projetadas com um limiar de entrada baixo e geralmente incluem barras de apoio para evitar escorregões ou quedas.

Assentos sanitários elevados

Um assento sanitário elevado - um assento grosso que cabe em cima de um vaso sanitário - torna mais fácil para pessoas com fraqueza nas pernas usarem o banheiro. Alguns designs de “banheiro alto” incluem alças de apoio nas laterais e pernas ajustáveis.

Cadeiras de banho

As cadeiras de banho são assentos leves, mas resistentes, geralmente feitos de plástico resistente a mofo e metal que não enferruja, que podem fornecer suporte adicional para a pessoa que toma banho.

Elevadores de escada

Elevadores de escada são assentos com engrenagens motorizadas presas a um trilho instalado ao longo das paredes da escada que permite que uma pessoa suba e desça sentado um lance de escadas. As versões incluem elevadores de escadas retas, elevadores de escadas curvas e elevadores de escadas exteriores.

Cadeiras elevatórias

As cadeiras elevatórias são cadeiras acolchoadas em estilo reclinável com um motor interno que pode ajudar suavemente uma pessoa a se levantar da posição sentada ou sentar-se com segurança e facilidade usando um mecanismo de levantamento de peso.

Elevadores residenciais

Um elevador residencial, que pode ser instalado dentro ou fora de uma casa, utiliza cabos de aço movidos por motor, sistema de polias ou bomba hidráulica para ajudar a transportar uma pessoa de um nível para outro de sua casa.

Trilhos de cama

As grades da cama são projetadas para evitar que as pessoas rolem para fora da cama, ao mesmo tempo que proporcionam estabilidade para aqueles que precisam de ajuda ao mudar de posição ou ao entrar e sair da cama.

Rampas para cadeiras de rodas

As rampas para cadeiras de rodas permitem que os usuários de cadeiras de rodas naveguem por degraus ou soleiras. Os tipos de rampa para cadeiras de rodas incluem rampas portáteis leves, rampas modulares e rampas permanentes.

Outras considerações

Deixando de lado as reformas residenciais, uma série de produtos e dispositivos adicionais podem ajudar a simplificar e aprimorar a experiência de envelhecimento no local. Esses produtos incluem:

  •      Scooters de mobilidade para pessoas com deficiência ou que se cansam facilmente para ir até uma loja ou outros locais próximos sem assistência
  •      Cadeiras de rodas elétricas para pessoas que, de outra forma, ficariam presas em suas casas devido a doença, acidente vascular cerebral ou lesão, para se movimentarem dentro e fora de casa sem a necessidade de outra pessoa para empurrá-las
  •      Sistemas de alerta médico para a capacidade de solicitar ajuda médica de emergência instantaneamente, uma chave para uma vida independente para pessoas com problemas de saúde ou de equilíbrio
  •      Concentradores de oxigênio domésticos, que usam bombas elétricas para filtrar o nitrogênio e concentrar os níveis de oxigênio para pessoas que necessitam de suplementação constante de oxigênio para que possam respirar com facilidade e segurança em casa
  •      Aparelhos auditivos para pessoas com perda auditiva ouvirem sons ao seu redor, aumentando sua capacidade de se sentirem seguros quando estão sozinhos
  •      Oxímetros de pulso, que são pequenos dispositivos que cabem na ponta do dedo e medem sem dor a frequência cardíaca e a concentração de oxigênio no sangue, permitindo ao usuário observar mudanças repentinas
  •      Andadores, que proporcionam estabilidade para pessoas com fraqueza nas pernas, permitindo-lhes movimentar-se pela casa com segurança
  •      Monitores de frequência cardíaca, que podem capturar informações sobre o pulso e compartilhar essas informações em tempo real, permitindo ao usuário reconhecer mudanças repentinas
  •      Organizadores de comprimidos, que permitem ao usuário tomar seus medicamentos nos dias e horários corretos, reduzindo a chance de tomar muito ou pouco medicamento
  • Atualizações de casa inteligente, ideais para envelhecer no local

Dispositivos “inteligentes” são alimentados pela conexão à Internet na residência de uma pessoa. Muitos dispositivos inteligentes podem ser controlados por um hub central, como um dispositivo Amazon Echo ou Google Nest, e um aplicativo para smartphone. Ao usar o aplicativo ou a tecnologia de ativação por voz, as pessoas podem trancar a porta da frente, ajustar as configurações de aquecimento e ar condicionado, controlar as luzes ou ativar uma câmera de segurança de praticamente qualquer lugar dentro ou fora de casa.

Atualizações de casa inteligente a serem consideradas

As atualizações de casas inteligentes que podem ajudar a agilizar as tarefas diárias para quem deseja envelhecer incluem:

  •      Campainhas e fechaduras inteligentes, que podem ser operadas de qualquer lugar da casa, economizando etapas extras
  •      Câmeras de segurança para monitorar uma casa, dentro e fora de casa, permitindo que os membros da família garantam que seu ente querido esteja seguro e aumentem a segurança de uma pessoa idosa que mora sozinha
  •      Termostatos que podem ser ajustados com um aplicativo de telefone de qualquer lugar para garantir que as temperaturas permaneçam dentro de uma faixa confortável e até mesmo monitorar a qualidade do ar
  •      Interruptores de luz para permitir que o proprietário da casa ligue ou desligue as luzes com um comando de voz
  •      Fogões e fornos inteligentes que podem desligar automaticamente quando não estiverem em uso após um determinado número de minutos e também podem ser desligados remotamente garantindo segurança

Quando iniciar a conversa sobre envelhecimento no local

O melhor momento para começar a considerar a reforma do envelhecimento no local é antes que a pessoa precise, sugere Hill. Por exemplo, se alguém tiver um acidente vascular cerebral e de repente precisar instalar um box amplo, seria um trabalho apressado e provavelmente não lhe daria as escolhas ou a sensação de controle que deseja, diz Hill. Provavelmente também seria mais caro.

A melhor maneira de abordar o assunto do envelhecimento com um ente querido é com empatia, diz Hill. “Deixe-os saber que não estão sozinhos e que você fará tudo o que puder para garantir que eles possam ficar onde querem”, explica ela. Considere quebrar o gelo perguntando à pessoa o que funciona bem em sua casa e o que não funciona para ela. “Se eles ficarem irritados ou não quiserem falar sobre isso, você terá que recuar”, diz ela, e tocar no assunto novamente em outro momento.

Como iniciar um projeto de remodelação do Aging in Place

Especialistas em envelhecimento local como Hill podem ser contratados para avaliar a casa de uma pessoa (em conjunto com um profissional de saúde, se necessário) para determinar quais modificações permitiriam ao proprietário continuar morando lá com segurança.

Quanto custa a remodelação do envelhecimento no local?

Os custos dos projetos de reforma dependem do escopo da modificação, incluindo produtos, suprimentos e mão de obra, bem como do estado, layout e localização da casa. Verifique os sites dos fabricantes para opções de vendas ou planos de pagamento mensal. Considere os custos aproximados para projetos comuns abaixo.

     

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de presente para o idoso

Mercado imobiliário deve apostar em tecnologia e inovação para incluir pessoas com deficiência

Arquitetura para prevenção do declínio cognitivo: contribuições do espaço para o envelhecimento saudável