Solidão x Tecnologia

O isolamento social e a solidão entre os idosos é um problema que pode ser amenizado com ajuda da tecnologia.

Estudos feitos nos EUA indicam que a depressão está diretamente ligada à solidão e mostram que a falta de interação social pode ser tão prejudicial à saúde como fumar 15 cigarros por dia.

O uso da tecnologia pode diminuir os efeitos da solidão, pois ajudam os idosos a permanecerem ativos, independentes e conectados aos familiares. 

O contato físico ainda é a melhor opção, mas para aqueles que estão distantes dos amigos e entes queridos, a interação através dos meios tecnológicos podem ajudar a diminuir o isolamento social.

A medida que os idosos se tornam cada vez mais à vontade com internet e as mídias sociais, eles passam a buscar novas opções e adotam outras tecnologias. Pesquisar sobre viagens, passeios, opções de compras on-line, passa a ocupar parte do tempo que seria dedicado a lembranças e torna o dia mais alegre.

Várias empresas já oferecem produtos que objetivam o envelhecimento ativo, pesquisando soluções de saúde e segurança para que os idosos possam viver com independência em suas próprias casas.


Você poderá ver mais sobre este assunto em:

Para os idosos, uma casa inteligente pode ser sinônimo de maior liberdade

5 tecnologias e sua aplicação para a terceira idade

Novas tecnologias: para jovens ou idosos?

Longevidade: é inevitável preparar a sua casa para o futuro




Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de presente para o idoso

Mercado imobiliário deve apostar em tecnologia e inovação para incluir pessoas com deficiência

A importância da tecnologia no cuidado com os idosos