Recursos que ajudam a garantir a independência para o idoso permanecer em casa!

Manter os idosos em seus lares é a melhor solução para todos!

O “lar” não é apenas o local onde vivemos, é o lugar onde nos sentimos confortáveis e em segurança, onde podemos ser nós mesmos, cercados pelas coisas que nos lembram quem somos e de onde viemos.

Para o idoso, será a certeza de preservar sua privacidade, independência e qualidade de vida.


Podemos encontrar no mercado uma grande variedade de produtos e serviços que podem atrasar – e, em alguns casos, evitar totalmente – a mudança de endereço do idoso para a casa de familiares ou lares assistidos.

- Arquitetura Universal

Algumas modificações simples e básicas podem tornar a casa mais confortável, segura e facilitar algumas atividades diárias, quando nossa capacidade física é diminuída. A Arquitetura Universal, como o próprio nome diz, é a arquitetura “para todos” adequada para qualquer momento da vida, seja infância, idade adulta, gestante, cadeirante, idoso, ou seja, independente da idade, habilidade ou condição física na qual você esteja. Com algumas modificações em sua casa, talvez você nunca precise se mudar.

- Compras de serviços e produtos on-line

A medida que envelhecemos, torna-se mais difícil a locomoção. Pesquisar e escolher produtos e serviços na internet passa a ser mais prático e ajuda a superar as limitações causadas pelo desconforto físico e outros desafios do envelhecimento.

- Medidores portáteis de sinais vitais

São vários os equipamentos portáteis de sinais vitais que podem ser encontrados no mercado atualmente. Contadores de passos, sensores de queda, medidores de glicose, de pressão arterial, de batimentos cardíacos, entre tantos outros, que podem ser apresentados em pulseiras que imitam um relógio ou pingentes de colares, que se tornam discretos e não incomodam.

- Dispenser de medicação

Administrar a ingestão de remédios nas doses e horários corretos, pode começar a ser um grande desafio quando a memória já não é mais a mesma. Alguns equipamentos, a disposição no mercado, tem a função de liberar o medicamento somente quando necessário, despertando no horário programado e na quantidade prescrita.

- Automação Residencial

Vários equipamentos disponíveis no mercado podem ser instalados com facilidade nas casas dos idosos para facilitar o acompanhamento de suas atividades. Alguns sensores de presença distribuídos pela casa, sensores de abertura nas portas e janelas, sensores de alagamento e fumaça, entre outros, quando interligados a uma central inteligente, podem “aprender” a rotina do idoso e acompanhar o dia a dia sem ser invasivo e inconveniente. A qualquer mudança de rotina e seguindo as ações pré-definidas, o sistema envia um alerta para os responsáveis cadastrados, caso perceba uma queda ou um mal-estar.

Preciso deixar claro para meu filho que viver de forma independente em minha própria casa, é o que espero no futuro!
;-)

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de presente para o idoso

Mercado imobiliário deve apostar em tecnologia e inovação para incluir pessoas com deficiência

A importância da tecnologia no cuidado com os idosos