Vila de casas sustentáveis


No Texas, quatro casais resolveram transformar a amizade em condomínio!


Escolheram um terreno ao lado do rio Llano (Texas, EUA), convidaram o arquiteto Matt Garcia e deram início à construção de um sonho. O condomínio teria uma área comum, além dos módulos individuais e teria o menor impacto ambiental possível.

Assim nasceu o lugar chamado de Llano Exit Strategy (Saída estratégica em Llano). Formado por quatro casas compactas, todas com vista panorâmica do rio, têm janelas amplas na sala que permitem a entrada de luz natural. Além disso, há um espaço comum para que possam preparar as refeições e fazer as atividades em grupo, bem como, um local para acomodar os hóspedes.
 

 Cada unidade custou em média 40 mil dólares.


Abusando de linhas retas e poucos materiais, as casas são econômicas e muito confortáveis.

 

As casas tem design marcante e personalidade, mesclando o rústico e moderno. Com piso de concreto e paredes de madeira compensada, cada uma delas foi decorada conforme as solicitações pessoais das famílias.
 
As fotos a seguir mostram apenas uma das unidades, mas podemos encontrar vários detalhes de sustentabilidade, com alguns destaques.

Para as paredes foi escolhido um material reflexivo na parte externa, com isolamento térmico e acabamento interno de madeira, que garante a diminuição da entrada de calor nos dias quentes de verão visando evitar o uso de aparelhos de ar-condicionado e mantém a casa protegida no inverno.  

Instalada numa região de clima árido, a preocupação com a água foi um dos itens fundamentais. A água das chuvas são coletadas através dos telhados inclinados e armazenadas em caixas específicas, chegando a cerca de 19 mil litros de água!
















Nos banheiros, os ganchos e suportes para tolha e papel higiênico são feitos com tubos de aço reaproveitados.
 
 
As prateleiras pretas do quarto foram confeccionadas com sobra de chapas de aço, enquanto outras prateleiras são feitas de compensado, apoiadas em hastes de aço e presas com roscas.




Estes acessórios, com peças encontradas em qualquer loja de ferragens, acabam tendo uma aparência elegante com a conveniência do baixo custo.





 “É um lugar mágico, mas é árido. Estamos fazendo o que podemos para reservar água para árvores nativas e gramíneas”, disse um dos amigos, Fred Zipp.






Outro morador reconhece na natureza o melhor dos benefícios:É como se a Disney tivesse mudado para cá.  Nós temos veados, coelhos e vários tipos de aves. Quanto mais tempo passamos aqui, mais animais encontramos”.




Fonte:
http://www.mattgarciadesign.com/llano-exit-strategy/
http://smallhousebliss.com/2014/06/20/matt-garcia-design-llano-exit-strategy/

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de presente para o idoso

Mercado imobiliário deve apostar em tecnologia e inovação para incluir pessoas com deficiência

Quais são os hobbies mais populares entre aposentados?