Quebra-cabeça estimula a memória dos mais idosos

 

Montar quebra-cabeças digitais, no computador ou no celular, por exemplo, pode estimular a memória de idosos, sugere um estudo feito por cientistas da Universidade de York, no Reino Unido, publicado no periódico científico Helyon.

Os autores da pesquisa queriam verificar o efeito de diferentes tipos de jogos digitais na memória e na concentração, tanto em adultos jovens como em idosos. Como a memória de trabalho - a capacidade de reter informações enquanto desempenhamos alguma tarefa - diminui com a idade, eles buscavam saber se esse tipo de estímulo teria algum benefício.

Para isso, foram avaliados 543 voluntários divididos em dois grupos: um com idades entre 18 e 30 anos e outro na faixa etária de 60 a 81 anos. Todos eles relataram se costumavam se dedicar a esse tipo de passatempo, se haviam praticado na semana anterior e quais eram suas preferências. Os jogos foram categorizados em três tipos: estratégia (que envolvem planejamento e coordenação de ações para alcançar objetivos), ação (em que a meta é superar inimigos ou obstáculos) e quebra-cabeças. Alguns apresentavam características híbridas. Em seguida, os participantes foram submetidos a testes de memória visual, que envolviam lembrar a posição de figuras em um quadro, combinado com elementos que provocavam distração.



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