Arquitetura para prevenção do declínio cognitivo: contribuições do espaço para o envelhecimento saudável

 FONTE:

O declínio cognitivo é uma preocupação crescente de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Em meio a uma população que está envelhecendo, estratégias que ajudem a prevenir ou mitigar a deterioração cognitiva se tornam cada vez mais relevantes para apoiar o envelhecimento saudável e a manutenção da independência por mais tempo.

Estudos no campo da neurociência aplicada à arquitetura (neuroarquitetura) vêm mostrando que o ambiente físico, tanto interno como externo, público ou privado, desempenha um papel fundamental nesse aspecto. Nesse sentido, arquitetos e urbanistas podem direcionar seus projetos para criar soluções que contribuam significativamente para esse objetivo.

O cérebro humano é um órgão bastante plástico. Ou seja, ele se transforma funcionalmente e estruturalmente de acordo com como é estimulado. Apesar dessa plasticidade ser muito mais intensa durante o período de desenvolvimento, ela continua a existir ao longo de toda a nossa vida. Por isso, manter o cérebro estimulado durante a vida adulta e o envelhecimento é uma peça-chave para conservar a cognição funcionando no seu melhor.


《《《《《        》》》》》
Confira as últimas novidades:

Inscreva-se no grupo Filhos Atentos do Facebook, e participe da comunidade que reconhece no cuidado do ente querido uma grande responsabilidade, carregada de emoção e alegria!

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de presente para o idoso

Mercado imobiliário deve apostar em tecnologia e inovação para incluir pessoas com deficiência

A importância da tecnologia no cuidado com os idosos