O consumidor grisalho no comando



Os milhões de baby boomers que nasceram entre 1955 e 1963 estão envelhecendo, seguidos da geração pós-baby boomers, os nascidos entre 1964 e 1974. 
Estes dois grupos tem características muito diferentes das gerações anteriores
pois tiveram acesso a um nível superior de educação e acompanharam a evolução das novas tecnologias. Além disso, ao contrário de seus pais e avós, fazem um grande esforço para permanecerem jovens, investindo em inovações para o corpo e para a mente.

A geração pós baby boomers é considerada mais individualista e tem maior propensão ao consumo, portanto a partir de 2020, quando esta geração começar a se aposentar, a mudança no mercado já precisará estar estruturada.

Um exemplo de postura visionária cabe à Coca-Cola que, estrategicamente, optou por entrar no mercado de chá, café, vinho e suco de laranja. A empresa avaliou o envelhecimento do seu consumidor, e optou por adquirir outras empresas que poderiam atender e acompanhar as preferências do mercado grisalho.

Empresas de TI como a Intel e a GE também se dedicam a este público e criaram em conjunto um centro de pesquisas para desenvolver tecnologias para a vida independente do idoso. Veja o texto que publicamos sobre o Thrive Center.

De qualquer forma, as adaptações para este mercado devem ser cautelosas, pois cabe às empresas procurar entender a dualidade do consumidor idoso. Ninguém quer comprar produtos que sejam rotulados “para idosos”, na verdade, apesar do envelhecimento físico ser inevitável, o consumidor é atraído por abordagens como "seja jovem", "mantenha a beleza natural", "sinta-se bem". 

Diante disso, nos cabe assumir que o mercado está em plena mudança e este é o momento de se agarrar às novas perspectivas.

O panorama é mundial e as oportunidades estão logo aí e só as empresas que de dedicam a analisar seu cliente é que chegarão ao sucesso!



《《《《《        》》》》》

Inscreva-se no grupo Filhos Atentos do Facebook, e participe da comunidade que reconhece no cuidado do ente querido uma grande responsabilidade, carregada de emoção e alegria!




Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de presente para o idoso

Mercado imobiliário deve apostar em tecnologia e inovação para incluir pessoas com deficiência

Atualização do conceito "aging-in-place": uma lista de verificação para lares de idosos