Casa “Independência Conectada”
A
Cox Comunicações, empresa de telecomunicações norte americana investiu num
modelo de casa inteligente com tecnologias que visam prolongar a vida
independente do idoso, mantendo-os em suas próprias casas. Implantada na
Califórnia, em uma comunidade em fase de expansão, o espaço vida Sênior
demonstra como alguns itens de tecnologia e dispositivos dedicados podem
melhorar a experiência do envelhecimento, nas rotinas diárias de uma casa.
No
modelo criado, que está sendo replicado em vários locais do país, os ambientes
são equipados com dispositivos inteligentes. A configuração do sistema permite
que as famílias acompanhem os usuários remotamente, e os moradores da casa,
podem se conectar em tempo real com profissionais da área de saúde, programas
de fisioterapia e outras iniciativas de cuidados médicos.
A
Cox afirma que este será o lar do futuro, pois é um modelo viável de casa
inteligente que pode ser chamada de “Independência Conectada”.
“A
tecnologia implantada pode ajudar as famílias a evitar a decisão dolorosa de
enviar um pai idoso para uma instituição de cuidados assistidos”, afirma Ryland
Madison, diretor de marketing de produtos da Cox Communications, em um
comunicado à imprensa. “Uma casa conectada garante que os idosos possam
continuar sua rotina diária mantendo, e até aumentando, a qualidade de vida em
suas próprias casas”.
Andando pela casa “Independência
Conectada” podemos ver alguns dispositivos populares nos EUA, como o
dispositivo Echo da Amazon equipado com a plataforma de tecnologia Alexa para
comando de voz, um dispenser programável de medicamentos que alerta do usuário
no momento apropriado, e sensores de movimentos que detectam as atividades
rotineiras no interior da casa.
Outros
dispositivos podem ser encontrados em cada cômodo da casa, incluindo cozinha,
salas e dormitórios.
A
cozinha está equipada com um dispositivo conectado ao lixo que permite aos
usuários informar o código de barras da embalagem que está sendo descartada
para que o item possa ser adicionado automaticamente à lista de compras do
usuário. A casa também está equipada com acessórios avulsos como panelas
elétricas e programáveis, irrigação automática e alimentador dosador para pets.
Para
as pessoas com deficiência auditiva, há uma plataforma que transcreve as
mensagens de voz. Para acesso a familiares de outros estados, uma plataforma
dedicada permite que os usuários liguem e desliguem dispositivos, verifiquem
seu status, criem horários e definam programações em conjunto com as
tecnologias por comando de voz da Alexa, da Amazon.
Ainda
considerando os cuidados com a saúde, os sinais vitais do morador podem ser
enviados para a nuvem, colaborando para o acompanhamento de doenças crônicas,
ou através de vídeo, complementar uma sessão de fisioterapia a distância ou
ainda, falar com uma nutricionista ao vivo para tirar dúvidas de preparo das
refeições e porcionamento de quantidades de alimentos no prato.
Virtualmente,
o morador pode receber a visita de pessoas da família que podem “aparecer” num
acessório da Alexa.
A
Cox oferece vários recursos da casa inteligente e fornece a plataforma de rede
wi-fi para outros dispositivos e provedores de serviços. A empresa vê sua
incersão em casas inteligentes como uma grande solução para as questões de
longevidade que estão por vir.
“Temos
a possibilidade de manter vários dispositivos conectados como, por exemplo, monitores
cardíacos, de pressão, de diabetes, entre outros, e a família poderá ficar
tranquila, pois terá acesso à todas as informações de saúde”, diz Madison. “O
usuário estará conectado ao serviço de emergência local, mas caso os familiares
estejam morando longe, estes também estarão conectados e acompanhando de perto
a saúde do ente querido.”
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