5 dicas para melhorar a segurança do idoso em casa

A segurança começa em casa. 

Felizmente, existem várias coisas que você pode fazer para garantir que a casa seja segura para os idosos.

A medida que nossos pais envelhecem, nossa preocupação com a segurança e bem-estar deles aumenta gradativamente. 

Uma série de alterações emocionais e físicas acompanham o envelhecimento. Quedas recorrentes, podem ter origem em problemas neurológicos, perda de musculatura ou deficiência óssea, o que tornam situações rotineiras em reais motivos para acidentes domésticos.

Neste momento, não importa a origem, a questão é evitar as quedas.

Veja 5 dicas de segurança doméstica para idosos:

1. Certifique-se de que a casa esteja bem iluminada
Ter uma casa bem iluminada é importante, não apenas para idosos, mas para todos em casa. Identifique os espaços escuros e instale iluminação sobressalente, podem ser balizadores na parede, luminárias de piso ou de bancada e até mesmo aqueles módulos de luz noturna que podemos colocar nas tomadas.
Faça com que os interruptores sejam mais visíveis e acessíveis. Se isto não for possível, sempre deixe um caminho de luz até o banheiro que será usado pelo idoso.
A instalação de sensores de movimento e temporizadores também pode ser muito útil, já que independem de acionamento para acender ou apagar.

2. Torne o banheiro mais seguro
Garanta a segurança do banheiro instalando alças na área do chuveiro, ao lado do acento sanitário e colocando tapetes de borracha em todas as superfícies escorregadias.
Caso tenha espaço suficiente, colocar um banquinho apropriado (antiderrapante e seguro) dentro do box também pode ajudar na autonomia do idoso durante o banho.

3. Mantenha os ambientes organizados
A organização dos espaços é fundamental para evitar quedas. Manter os ambientes livres de cabos elétricos, jornais, livros, revistas e brinquedos de crianças ou de animais domésticos.
Alterar móveis desnecessários de lugar e utilizar mobiliário suspenso e preso nas paredes também são soluções que colaboram para a segurança do idoso na residências.

4. Remova ou prenda os tapetes
Substitua ou elimine os tapetes se as bordas começarem a enrolar. Estes são perigosos tanto para crianças como para os idosos.
Se você optar por manter os tapetes soltos na casa, aplique fitas antiderrapantes em todos eles. Se possível, deixe apenas os tapetes sob mesas e móveis pesados e remova-os dos corredores e áreas de circulação.

5. Instale corrimãos
Se você tem escadas dentro ou fora de casa, deve ter corrimãos firmes e bem fixados, em toda extensão da escada.





Fazer da casa um refúgio seguro para o idoso pode ser uma tarefa estressante e uma grande responsabilidade. Se possível, envolva outros membros da família para ajudar e procure ajuda de profissionais qualificados, como arquitetos consultores em acessibilidade, que poderão lhe dar a devida assessoria neste momento.

《《《《《        》》》》》

Inscreva-se no grupo Filhos Atentos, no Facebook, e participe da comunidade que reconhece no cuidado do ente querido uma grande responsabilidade, carregada de emoção e alegria!





Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de presente para o idoso

Mercado imobiliário deve apostar em tecnologia e inovação para incluir pessoas com deficiência

A importância da tecnologia no cuidado com os idosos