Muita tecnologia em tão pouco espaço! Conheça o projeto da Ecocapsule.


Para participar do concurso Andes Sprout Society, o escritório de arquitetura Nice Architects criou o Ecocapsule. Uma unidade residencial móvel e totalmente sustentável.


Com inspiração na cultura cigana, o escritório idealizou um módulo, que tivesse o conforto e facilidades de uma casa/escritório, mas que pudesse ser transportada a qualquer lugar. 


A unidade de formato elíptico tem estrutura de madeira, com isolamento térmico. Foram recicladas latinhas para o telhado/revestimento externo da cápsula, fazendo com que a natureza ao redor seja refletida, integrando o módulo à paisagem. Placas de madeira revestem o interior e portas e janelas de vidro espelhado permitem a entrada do máximo de luz natural. 





Tendo como premissa a autonomia energética, utiliza uma turbina eólica de vento para geração de energia, painéis solares ou a união de ambos. Os acumuladores de água quente, são elétricos e ficam atrás da bacia sanitária.

A forma arredondada da cobertura proporciona recolher a água da chuva e do orvalho. Os filtros instalados na membrana da Ecocapsule permitem purificar 99,999% das bactérias da água, tornando qualquer fonte de água natural adequada para beber.

Na parte inferior de cada unidade existem dois outros reservatórios, um para água limpa que será reabastecido por fontes exteriores e uma segunda para água cinza, com instalação para tratamento de água. Abaixo do chão existe um tanque de compostagem, que pode ser utilizado em hortas. As tubulações estão sob o piso e nas paredes.





Cada unidade tem 25m² e acomoda duas pessoas em camas individuais, com pequeno closet, banheiro com chuveiro e pia. Pode ser utilizada para habitação, como hotel, estação de pesquisa em terrenos inóspitos ou mesmo como ponto de abastecimento para carros elétricos.


  



 

fonte:
http://www.ecocapsule.sk/

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas de presente para o idoso

Mercado imobiliário deve apostar em tecnologia e inovação para incluir pessoas com deficiência

A importância da tecnologia no cuidado com os idosos